O Centro de Estudos Anterianos, em parceria com a Cabe Cave Associação Cultural, vai celebrar os 180 anos do nascimento de Antero de Quental com um programa dedicado aos livros e à poesia.
De 18 a 24 de abril, na Casa de Antero, decorre uma Feira do Livro, e todos os dias haverá apresentações e conversas com autores e editoras que marcam presença no evento.
Assim – segunda18 às18h30 – “Não Sou Eu, És Tu” de Olga Santos e “Taxidermia” de Catarina Santiago Costa — Ediciones Liliputienses
– terça 19 às18h30 – Colecção elemeNtário da editora Flan de Tal, com Gabriela Amaral, Miguel Marques e Catarina Santiago Costa
– quarta 20 às18h30 – “Antero Q” de Ana Rocha — Edições Húmus, apresentação de Manuela Matos Monteiro;
– quinta 21 às18h30 – “Devocionário” de Francisco Duarte Mangas — Edições Húmus;
– sexta 22 às18h30 – Revista Pulsar com as editoras Marta Moreira e Sara F. Costa
– sábado 23 as 16 horas – “Amónio” de Aurelino Costa — Edições Húmus, com apresentação de João Rios
Estão também agendadas sessões de leitura com Aurelino Costa e João Rios, sábado às 17 horas, e com João Pedro Azul, acompanhado à guitarra por Aires Pinheiro, domingo às 16 horas.
Será ainda apresentado o clube de leitura e a primeira sessão será conduzida por Isaque Ferreira, a partir da poesia de Antero.
E às 17 horas de domingo, esta iniciativa encerra em diálogo com a Queima do Judas de Vila do Conde, com a apresentação do filme “Falar de… Joaquim Moreira da Silva”, de Jaime Neves, seguindo-se uma conversa com o realizador, Armanda Zenhas e Adelina Piloto, finalizando com a leituras de alguns dos poemas do “Poeta-Carpinteiro”.