A Casa Antero de Quental,  imóvel adquirido e restaurado pela Câmara Municipal, inaugurada em 2013, serviu de residência ao escritor entre os anos de 1881 e 1891, tendo sido a sua última residência no Continente. Durante a sua permanência em Vila do Conde, escreveu uma parte significativa da sua obra, mercê do ambiente calmo, bucólico e inspirador que a nossa terra lhe proporcionou.

Este equipamento tem como objetivo recolher e divulgar informação sobre Antero de Quental e a geração cultural de que foi líder: a Geração de 70. A este grupo pertenceram nomes de criadores portugueses  em cuja biografia Vila do Conde se inscreve: Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Guerra Junqueiro, Augusto Soromenho, entre outros. Estes pensadores e homens de letras influenciaram toda a cultura do século XX português  e continuam ainda,  no século XXI,  a servir de referência a filósofos, escritores e ideólogos e,  por isso,  pretende-se que este seja um polo vivo da cultura portuguesa.

A Casa acolherá também o Centro de Estudos Anterianos, associação criada em 1994, sendo sócios fundadores e membros dos Corpos Gerentes,  Dr. Guilherme d´Oliveira Martins e Drª Ana Maria Almeida Martins. A casa oferece ainda uma pequena sala de trabalho para estudiosos que permitirá,  a breve trecho,  consultar documentos em papel disponíveis na Biblioteca.

Estão patentes duas exposições:
Antero de Quental em Vila do Conde
Vila do Conde e a Geração de 70

  • Contactos 
    Largo Antero de Quental, 3 Vila do Conde
    Telefone: 252 611 739
    E-mail: estudosanterianos@gmail.com
  • Horário de funcionamento
    Terça a sábado: 15h00/19h00