Centro de Estudos Anterianos recebe a exposição SEMPRE, histórias de liberdade, um projeto no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Vila do Conde, que recupera as memórias e os arquivos pessoais dos vilacondenses, para os trabalhar num objeto artístico que se materializa num espetáculo – apresentado no passado dia 1 de Maio, no Auditório Municipal de Vila do Conde – e numa exposição que agora se inaugura, na Casa Antero de Quental, integrando posteriormente o lançamento de um livro e de uma cassete. 

SEMPRE, histórias de liberdade é um projeto coletivo multidisciplinar, que parte das imagens do 1 de Maio de 1974, para recolher e explorar as memórias, as coleções pessoais, os álbuns de família daqueles que viveram o período da revolução em Vila do Conde e que, de forma generosa, aceitaram prestar o seu testemunho. A partir destes relatos, de pequenas e grandes resistências, constrói-se uma grande história de liberdade, numa narrativa que funde a palavra, a imagem e a música, segundo uma visão contemporânea, numa lógica de criação artística que ultrapassa o documental.

exposição, patente na Casa Antero de Quental entre 19 de Outubro e 6 de Dezembro, tem inauguração marcada para as 17 horas. Umas semanas mais tarde, a 9 de novembro, no mesmo espaço, será apresentado o livro SEMPRE, histórias de liberdade que, juntamente com uma cassete, fecham este ciclo em torno dos arquivos e das memórias dos vilcocondenses.
Este projeto resulta de uma iniciativa da Noites Claras Associação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, e insere-se na programação de 2024 da montra – mostra de arte.

19 OUT | 17h | inauguração da exposição

9 NOV | 18h | lançamento do livro

Casa Antero de Quental | Entrada livre

Categorias: Notícias