Reforçando a importância do teatro, antes como agora, o Centro de Estudos Anterianos e a Cabe Cave Associação Cultural retomam o leremvozalta numa sessão apresentada por João Pedro Azul. Desta vez, será feita a leitura da peça Pesadelo de uma noite de verão, escrita por Miguel Marques na forma de capítulo não publicado do romance Cada vez mais forte o sino. Com as suas cerca de vinte personagens, é a proposta ideal para uma leitura encenada, distribuindo os papéis pelos participantes da sessão.
O Portugal de 1961, da guerra colonial, sendo este o pesadelo tido por Gustavo Lobo, uma das personagens principais do livro, militar em Angola. Sonha com o país que deixou, uma praia deserta de inverno onde o seu nadador salvador é Salazar. Ou não tão deserta quanto isso, para desagrado de Salazar, que é acordado por Nossa Senhora de Fátima. As personagens desfilam neste pesadelo de Gustavo (Édipo), onde cabem não apenas as de Sófocles (Alma, Abraão) como também as de uma portugalidade recontada. Temos S. Sebastião e o Minotauro, ou será D. Sebastião? O país das criadas e do Censor, da Dona Amália sempre criança como os pastorinhos, ou do último rei que se oculta noutra personagem. O pesadelo avança sem saber para onde, procura. Algo de muito errado em tudo isto, e Gustavo sem saber o quê.
A sessão terá lugar na Casa Antero de Quental, a 23 de novembro, pelas 17 horas, com entrada livre, e, querendo, poderá leremvozalta falas dos personagens da peça.
* O texto poderá ser disponibilizado previamente, enviando um pedido para: estudosanterianos@gmail.com