Com o propósito de celebrar o centenário de Natália Correia, uma voz imensa como poetisa, escritora, editora, jornalista, cooperativista, deputada à Assembleia da República, o Centro de Estudos Anterianos e a Cabe Cave Associação Cultural dedicam-lhe o próximo Clube de Leitura.

A sessão será conduzida por Vladimiro Nunes, editor de O SOL NAS NOITES E O LUAR NOS DIAS, livro que reúne toda a poesia de Natália, com chancela da Ponto de Fuga.

Este volume, a todos os títulos essencial, foi o último grande empreendimento de Natália Correia. Antes de morrer subitamente, em Lisboa, na madrugada de 16 de março de 1993, a autora reuniu, «numa amplitude próxima do seu conjunto», mais de 50 anos de trabalho poético, dispersos por 14 livros.

A cada etapa do itinerário, há espaço para pródigos lotes de inéditos, recolhidos de entre uma «volumosa desarrumação de desdenhados escritos».

Profunda conhecedora da história da poesia portuguesa, Natália, feiticeira da palavra, apurou no caldeirão da sua obra uma alquimia de influências, em especial barrocas e românticas, com o condão de uma modernidade surrealisante que se coadunava com o seu lirismo torrencial, servido pelo verbo ágil, repentista e sempre irreverente que a tornou uma das vozes literárias mais singulares e intensas do século xx.

O evento terá lugar na Casa Antero de Quental, no próximo dia 23 de setembro, pelas 17 horas

A entrada é livre e, querendo, poderá ler em voz alta os textos que deseje partilhar.

Categorias: Notícias