O Centro de Estudos Anterianos traz à Casa Antero de Quental a exposição Double Days, um projeto dos fotógrafos Rui Pinheiro e Miguel Refresco, explorando os temas do arquivo e da viagem.
Double Days resulta da colaboração entre Rui Pinheiro e Miguel Refresco, dinamizadores da The Cave Photography, celebrando a coincidência de duas viagens muito semelhantes que os dois autores fizeram nos Balcãs, separadas no tempo por quatro anos.
Para a criação deste projeto, os artistas encenam um diálogo entre as suas imagens, uma conversa que reconhece a coincidência da ininteligibilidade, uma distância rumorosa entre o seus olhares e uma paisagem banal e quotidiana que ainda treme com o fragor da história e ostenta as cicatrizes da guerra e das convulsões naturais da Terra.
Double Days é também uma história de suspensão e contingência, que nos fala de um significante que ainda não encontrou significado, de uma luva que não encontrou a mão. O que é um país? O que faz uma fronteira? Não há uma resposta.
A exposição pode ser agora visitada na Casa Antero de Quental, a partir de 13 de agosto, com entrada livre.
Double Days
13 AGO – 19 OUT 2024
Casa Antero de Quental
terça a domingo, 10h00–12h30 | 14h00–19h00
Vila do Conde