Neste Natal, o Centro de Estudos Anterianos promove uma oficina de impressão em cianotipia, dirigida ao público infantil no período das férias letivas, no âmbito da exposição As Fadas, de Antero de Quental – ilustrações de Ana Ruepp, patente na Casa Antero de Quental.

Dirigida por Margarida Ribeiro, esta oficina parte do livro As Fadas, de Antero de Quental  e do imaginário das ilustrações que Ana Ruepp tem em exposição, para, com os participantes, criar composições, novas imagens, outras ilustrações, utilizando a cianotipia como técnica. No final será realizada uma mostra coletiva com as imagens criadas na oficina. Os participantes levarão para casa uma impressão em cianotipia.

Cianotipia é um processo de impressão fotográfica descoberto em 1842 pelo cientista e astrónomo John Herschel, mas foi a botânica e fotógrafa Anna Atkins que o explorou para imprimir o seu primeiro livro Photographs of British Algae: cyanotype impressions, considerado a primeira publicação de fotografia da história.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do e-mail estudosanterianos@gmail.com

As Fadas, de Antero de Quental · oficina de cianotipia

17 a 19 DEZ, 10h00–12h30
Oficina de impressão em cianotipia, em torno da exposição As Fadas, de Antero de Quental – ilustrações de Ana Ruepp, patente na Casa Antero de Quental.

Direção: Margarida Ribeiro

[+ 6 anos | gratuito]

Categorias: Notícias