O Centro de Estudos Anterianos, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, promove uma nova palestra, desta vez em torno d’O Labirinto da Saudade, proferida por João Dionísio, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 5 de julho, pelas 17h30, na Casa Antero de Quental, em Vila do Conde.
O Centro de Estudos Anterianos, que tem vindo a apresentar um programa de celebração do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, conta com a presença do Professor João Dionísio, que proferirá uma palestra sobre O Labirinto da Saudade — livro de Eduardo Lourenço que é uma psicanálise mítica do destino português — na sexta-feira, 5 de julho, às 17h30.
Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona Literatura Portuguesa e Crítica Textual desde 1990 e da qual foi subdiretor entre 2013 e 2017, João Dionísio deu aulas também na Università degli Studi di Parma, na Università degli Studi dell’Aquila e no King’s College London. Presidiu à European Society for Textual Scholarship entre 2016 e 2019 e é membro do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Publicou em 2020 o livro Agora entra no vento. Tradução e génese na obra de M. S. Lourenço (Biblioteca Nacional de Portugal), título nomeado para o Prémio de Ensaio do Pen Clube Português, e no ano seguinte Doença bibliográfica. Espólio e edição de Fernando Pessoa et al. (Imprensa Nacional Casa da Moeda). Em 2023, veio a lume a sua edição de O Labirinto da Saudade e Outros Ensaios sobre a Cultura Portuguesa, o tomo XIII das obras completas de Eduardo Lourenço (Fundação Calouste Gulbenkian). Já em 2024, comissariou a exposição centenária da Biblioteca Nacional de Portugal dedicada a esta figura nuclear da cultura portuguesa.
A conferência de João Dionísio sucede à palestra Eduardo Lourenço, Antero de Quental e o Espírito de Vila do Conde, proferida no passado dia 5 de junho pelo presidente do Centro de Estudos Anterianos, Guilherme d’Oliveira Martins, da qual resultou a edição de uma pequena publicação com o mesmo título.
A relação de Eduardo Lourenço com Vila do Conde tem a ver com a sua admiração por Antero de Quental, um dos autores da sua trindade poética celebrada em Poesia e Metafísica – Camões, Antero, Pessoa. Primeiro presidente da mesa da assembleia-geral do Centro de Estudos Anteriano, em 1994, e diretor da Revista Estudos Anterianos, Eduardo Lourenço é autor de 11 ensaios sobre a vida e obra do poeta e filósofo micaelense, reunidos em volume com o título A Noite Intacta – (I)recuperável Antero, editado pelo Centro de Estudos Anterianos. Entre estes textos, destaca-se A Hora de Vila do Conde, título da palestra proferida aquando da constituição do Centro de Estudos Anterianos, no dia 18 de abril de 1994, dia de aniversário de Antero de Quental.
A 23 de maio de 2024, Eduardo Lourenço teria completado 101 anos, e deixa-nos um legado que o perpetuará na história da cultura portuguesa.
PROGRAMA
Centro de Estudos Anterianos
Centenário de Eduardo Lourenço
Palestra O Labirinto da Saudade
por João Dionísio
5 JUL 2024 – 17h30
Exposição bibliográfica + feira de publicações
Eduardo Lourenço, centenário do nascimento
23 MAI – 31 JUL
terça a domingo, 10:00–12:30; 14:30–19:00