Neste mês de janeiro celebra-se o 1º centenário do nascimento de José Fontinhas Neto que, sob o pseudónimo de Eugénio de Andrade, se afirmaria como um dos muito grandes poetas portugueses.

Pretexto para o Centro de Estudos Anterianos e a Cabe Cave Associação Cultural dedicarem à obra de Eugénio de Andrade a próxima sessão do Clube de Leitura.

O evento terá lugar na Casa Antero de Quental, pelas 17 horas, do próximo dia 21 de janeiro. A entrada é livre e, querendo, poderá leremvozalta poemas de Eugénio de Andrade que queira partilhar.

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923 no Fundão. Manteve sempre uma postura de independência relativamente aos vários movimentos literários com que a sua obra coexistiu ao longo de mais de cinquenta anos de atividade poética.

Revelou-se em 1948, com As Mãos e os Frutos, a que se seguiria, em 1950, Os Amantes sem Dinheiro. Os seus livros foram traduzidos em muitos países e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios, entre eles o Prémio Camões, em 2001.

Morreu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade que o acolheu mais de metade da sua vida.

Categorias: Notícias