Há 225 anos, mais precisamente a 4 de fevereiro de 1799, nascia no Porto João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett.

Escritor, poeta, dramaturgo, jornalista e diplomata, Almeida Garrett foi percursor do Romantismo em Portugal e marcou profundamente a vida político-social e cultural do nosso País.

Orador brilhante, participou na redação da Constituição Liberal de 1838, desenvolveu uma campanha em favor da edificação do Teatro Nacional D. Maria II e da criação do Conservatório de Arte Dramática, e foi um dos “Heróis de Mindelo”, integrando como voluntário o Batalhão Académico que acompanhou D. Pedro na libertação da cidade do Porto.

Da extensa obra literária que imortalizou Almeida Garrett merecem especial referência o inovador e originalíssimo “Viagens na Minha Terra”, o drama “Frei Luís de Sousa” e “Folhas Caídas” um dos grandes livros da poesia portuguesa, dado à estampa um ano antes da sua morte, ocorrida em Lisboa, a 9 de dezembro de 1854.

Continuando a lembrar duas das efemérides que marcam 2024 – Camões e o 25 de Abril – é a Almeida Garrett que o Centro de Estudos Anterianos e a Cabe Cave Associação Cultural dedicam o próximo Clube de Leitura, evento que terá lugar na Casa Antero de Quental, pelas 17 horas do próximo dia 2 de março.

 A entrada é livre (traga um amigo!) e, querendo, poderá ler em voz alta textos que queira partilhar.

Categorias: Notícias